
O que é Plágio?
Você sabe o quê é plágio?
Essa palavra é tão “comum” no nosso meio, que achamos saber tudo sobre ela, só que não! Ela tem um amplo significado e vai muito além do “copia e cola”. Muitas vezes, cometemos plágio sem nos darmos conta. Copiamos frases, imagens, áudios e vídeos para postar em redes sociais sem citar o verdadeiro autor, como também, a produção de textos para compor trabalhos acadêmicos (este será nosso objetivo!). Não pare por aqui e descubra o quê vem por aí…
Segundo o Dicionário Eletrônico Aurélio (2018), o ato ou efeito de plagiar, consiste em uma imitação ou cópia fraudulenta, ou seja, é quando retiramos a ideia ou texto de outra pessoa e utilizamos como sendo nossa, sem expressar o devido crédito a pessoa que a criou.
Segundo a Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010), do Departamento de Comunicação Social - Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense, o plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa, ou seja, é copiar a ideia do outro sem mencioná-lo.


Vale ressaltar a importância que a produção textual tem para o âmbito acadêmico, no qual você também já obteve um conhecimento do que seria plágio, abaixo será listado algumas categorias do plágio, segundo TCC, Monografias e Artigos:
-
Plágio Integral: É a cópia integral de todos os termos de um texto de modo geral, palavra por palavra, sem citar o autor próprio.
-
Plágio Parcial: É encontrado na formação de um trabalho, por exemplo, que nele está contido partes do autor-escritor, mas possui também cópias de parágrafos e frases de outra pessoa, sem mencioná-lo, conhecido como um trabalho de “mosaico”.
-
Plágio Conceitual: Consiste em você preparar textos utilizando a ideia, ou seja, o conceito de outra pessoa, sem você mencioná-lo.
Iremos abordar quais são, dentro do nosso conhecimento e pesquisa, o melhor modelo de classificação do plágio em conjunto com o que já foi mencionado anteriormente:

plágio nas produções acadêmicas? não!

